Director Carlos Rosado de Carvalho

Natrabank pede licença bancária ao BNA para evitar encerramento

Natrabank pede licença bancária ao BNA para evitar encerramento
Foto: Lídia Onde

O Banco Nacional de Angola confirmou que está em curso um pedido de licenciamento do NatraBank como instituição financeira. O processo resulta da advertência feita em Maio pelo supervisor que detectou irregularidades nas actividades do NatraBank e ordenou a suspensão de actividade financeira.

O Banco de Recursos Naturais (NatraBank), apresentado como o primeiro em África, deu entrada no Banco Nacional de Angola (BNA) com um pedido de licenciamento para exercício da actividades bancárias em Angola, para evitar o encerramento daquela empresa, avançou ao Expansão fonte oficial do regulador.
O processo está a decorrer desde Maio, altura em que o BNA ordenou o encerramento da instituição por esta apresentar no nome a designação "bank" quando, na prática, na sua actividade não constava a realização de operações de exclusiva responsabilidade de instituições financeiras. Ou seja, a designação "Bank", ou banco, em Angola, apenas pode ser utilizada por entidades bancárias.
De acordo com a fonte, apesar da entrada do pedido de licenciamento, a empresa ainda não apresentou os documentos necessários para a emissão da licença, desconhecendo as razões. Neste momento, prosseguiu a fonte, não existe nenhum horizonte temporal para a validação do pedido "porque a entidade requerente ainda está a reunir a documentação e apenas sabemos que o processo está em curso e depois segue-se o período de avaliação".
O Expansão apurou que a decisão de avançar com o pedido de licenciamento do NatraBank como instituição financeira foi tomada pelos sócios com o objectivo de evitar o encerramento das portas por exercício ilegal e uso indevido da palavra "bank".

(Leia o artigo na integra na edição 445 o Expansão, de sexta-feira 27 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i