Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola sobe sete lugares mas ainda tem 16.º pior ambiente de negócios do mundo

Angola

Na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), apenas a República Democrática do Congo está abaixo de Angola no relatório do Banco Mundial "Doing Business 2018: Reformar para gerar empregos", que anualmente elege os melhores e os piores países para desenvolver negócios.

Melhorias no comércio internacional, o aumento de acesso a energia eléctrica e a diminuição do tempo para obter licenças de construção contribuíram para a subida de sete lugares no ranking do relatório Doing Business do Banco Mundial, com Angola a ocupar a 175.ª posição entre 190 países avaliados. Apesar da subida, Angola tem um dos 20 piores ambientes de negócio do mundo.

O relatório "Doing Business 2018: Reformar para Gerar Empregos", do grupo Banco Mundial, analisa as medidas tomadas, entre Junho de 2016 e Junho de 2017, por 190 países para criar empregos, atrair investimento e aumentar a competitividade. No fundo, pretende reflectir as facilidades e dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas da principal cidade de cada país, em 10 critérios que vão desde abrir um negócio até fechar uma empresa, obtenção de crédito, acesso a electricidade e pagamento de impostos, entre outros.

O relatório revela que Angola subiu sete lugares em relação à edição do ano passado, passando da 182.ª posição para a 175.ª, registando uma pontuação de 41,49. Angola registou melhorias na atribuição de licenças de construção, no acesso à electricidade e no comércio internacional com o melhoramento das infraestruturas no Porto de Luanda.

(Leia o artigo na integra na edição 446 do Expansão, de sexta-feira 03 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)