Director Carlos Rosado de Carvalho

PR exige que Massano coloque sistema financeiro ao nível dos padrões internacionais

PR exige que Massano coloque sistema financeiro ao nível dos padrões internacionais

Os primeiros sinais que indiciavam a exoneração de Valter Filipe surgiram quando João Lourenço disse, no discurso à Nação, a 16 de Outubro, que o BNA deve ser governado por profissionais da área". A mensagem foi clara: Valter Filipe é jurista de formação.

José de Lima Massano regressa ao Banco Nacional de Angola, cerca de dois anos após ter saido, com a "difícil" missão e responsabilidade de colocar a banca angolana ao nível dos padrões exigidos pelas instituições financeiras e bancárias internacionais.
De acordo com o Presidente da República, João Lourenço, a indicação de José Massano paga governador do BNA, que até à data da nomeação exercia o cargo de presidente da Comissão Executiva do BAI, foi feita na base da confiança de que é a pessoa certa para assumir o enorme desafio do sector.
Massano substitui o exonerado Valter Filipe que, a 27 de Outubro, pediu para deixar o cargo.
Uma exoneração que já se adivinhava e que teve os primeiros sinais quando o PR disse, no discurso proferido à Nação, a 16 de Outubro, que o BNA deve "ser governado por profissionais da área". Estavam dados os primeiros sinais: Valter Filipe, é jurista de formação.
João Lourenço avisou, por outro lado, que o BNA tinha que cumprir "de forma competente" o seu papel enquanto entidade reguladora do sistema bancário, deixando alertas sobre a distribuição de divisas a apenas a "pequenos grupos de empresas".


(Leia o artigo na integra na edição 446 do Expansão, de sexta-feira 03 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i