Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Capital Humano: Reverse Mentoring

José Rodrigues

Na passada semana tive a oportunidade de ir a um encontro de alumni de Harvard Business School, com vários conferencistas, todos eles muito interessantes, mas irei destacar um.
Tariq Qureishy, CEO e Fundador de uma empresa chamada MAD Talks. Uma plataforma digital de storytelling integrada para os mercados emergentes. As histórias que compõem esta plataforma são de inovação e liderança, que tendem a traçar tendências, de empreendedorismo, entre muitas outras. Todavia, o que mais me cativou na apresentação dele, foi o "reverse mentoring".
Curiosamente, numa conversa com uma experiente Diretora Regional de Recursos Humanos, para o Médio Oriente e África, de uma multinacional, referiu-me exatamente essa mesma tendência.

Mas então o que é o Reverse Mentoring?
É uma iniciativa que junta executivos seniores e colaboradores jovens, em que estes últimos são mentores dos primeiros, em tópicos como tecnologia, redes sociais e tendências atuais. Numa indústria cada vez mais tecnológica, o reverse mentoring é percebido como a forma mais eficiente de fazer com que estes executivos estejam alinhados o mais rápido possível em áreas que habitualmente são lideradas por colaboradores mais jovens, com menos de 30 anos, cujas vidas são mais profundamente integradas com computadores e internet.

(Leia o artigo na integra na edição 446 do Expansão, de sexta-feira 03 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)