Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Dívida da cimenteira do Kwanza Sul está no Ministério da Indústria desde 2010

Empresas

O empréstimo de 41 mil milhões Kz, cerca de 432,6 milhões USD ao câmbio da altura, concedido pela Sonangol à FCKS, ao abrigo da Lei do Fomento Empresarial nº 14/03 de 18 de Julho de 2003, passou a ser titulado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola.

O financiamento da construção da Fábrica de Cimentos do Kwanza Sul (FCKS) realizado pela Sonangol, ao abrigo da Lei do Fomento Empresarial, foi transferido, em 2010, para o Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola (IDIA), de acordo com o relatório e contas de 2011 da petrolífera.
O documento refere que, em 2010, o valor do financiamento à cimenteira estava avaliado em 41 mil milhões Kz, cerca de 432,6 milhões USD ao câmbio da altura. "Por decisão do accionista da Empresa [leia-se o Estado], o empréstimo da FCKS, ao abrigo da Lei do Fomento Empresarial nº 14/03 de 18 de Julho de 2003, passou a ser titulado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola tendo sido a sua recuperação efectuada com base nos procedimentos em vigor", refere o relatório.
O Expansão apurou que o financiamento foi disponibilizado pela petrolífera, depois de ter sido obtido no mercado internacional. A construção da cimenteira teve início em 2008 e foi concluída em 2012.
Esta semana, em comunicado, na sequência do anúncio de que a FCKS suspendeu a produção da fábrica por falta de abastecimento de fuel CFO, a Sonangol desmentiu a suspensão do abastecimento daquele combustível à cimenteira do Kwanza Sul, e faz referência à pretensa dívida que estará por pagar.

(Leia o artigo na integra na edição 447 do Expansão, de sexta-feira 10 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)