Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Relatório sobre empreendedorismo em Angola e no Mundo apresentado esta quinta-feira em Luanda

Angola

No dia 16 de Novembro será realizada a apresentação pública do relatório Global Entrepreneurship Monitor Angola 2016/2017 (GEM Angola 2016/2017), em Luanda. Pela quinta vez (depois de 2008, 2010, 2012 e 2014), o país foi alvo de um estudo aprofundado e detalhado sobre o comportamento empreendedor da sua população, que revelará resultados importantes acerca das tendências predominantes dos angolanos que se dedicam à criação e gestão de novos negócios. No âmbito do GEM 2016/2017, foram avaliados 64 países, em todos os continentes.

O GEM pretende traçar um retracto fiel e informativo do perfil empreendedor de cada país, realizando uma avaliação anual da actividade empreendedora, das aspirações e das dificuldades dos indivíduos num largo conjunto de países, recorrendo para o efeito a fontes de informação primária, ou seja, à população desse país e a um painel de especialistas nacionais reconhecidos na temática. Para salvaguardar a imparcialidade e objectividade do estudo e dos seus resultados, as conclusões retiradas do inquérito à população (por amostragem aleatória) e da consulta aos especialistas nacionais seleccionados são sempre devidamente separadas.

O Global Entrepreneurship Monitor (Observatório Global do Empreendedorismo, em tradução livre) é um estudo à escala planetária iniciado pelo Babson College, dos Estados Unidos, e pela London Business School, do Reino Unido, em 1999. Desde 2005, esta iniciativa é assegurada pela Global Entrepreneurship Research Association (GERA) - uma organização sem fins lucrativos.

O estudo GEM Angola 2016/2017, que será apresentado no dia 16 de Novembro próximo, no hotel Epic Sana em Luanda, resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) e o Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (CEIC-UCAN), com o apoio do Banco de Fomento Angola (BFA).