Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Isabel dos Santos entra para o 74.º lugar do ranking da Forbes onde é a única africana

Empresas

A entrada no ranking deve-se, sobretudo, ao facto de estar à frente dos destinos da Sonangol, uma das maiores empresas africanas. A revista norte-americana faz referência aos 3,4 mil milhões USD que vale hoje a filha do ex-PR.

A empresária Isabel dos Santos é a única africana a fazer parte da lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do mundo em 2017, figurando na 74.ª posição do ranking liderado, novamente, pela chanceler alemã Angela Merkel. A entrada neste ranking deve-se, sobretudo, ao facto de estar à frente dos destinos da Sonangol, uma das maiores empresas africanas.
A revista norte-americana faz referência aos 3,4 mil milhões USD que vale hoje a filha do ex-presidente da República, Eduardo dos Santos, e destaca alguns dos activos da empresária em Angola - 25% da Unitel e 42% do Banco Bic - e em Portugal - cerca de 6% na Galp Energia (juntamente com o falecido milionário português Américo Amorim), sendo também accionista de referência na empresa de telecomunicações portuguesa NOS. No entanto, a Forbes faz referência que Isabel dos Santos detém 19% de participação no BPI, o que já não corresponde à verdade, uma vez que essa participação foi vendida.
Isabel dos Santos está no 630.º lugar do ranking da Forbes que avalia as principais fortunas mundiais, publicada anualmente pela revista norte-americana, sendo, actualmente a 8.ª pessoa mais rica do continente africano.

(Leia o artigo na integra na edição 447 do Expansão, de sexta-feira 10 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)