Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola está nos 10 piores países do ranking da boa governação

Angola

Alguns dos piores desempenhos de Angola nos últimos cinco anos surgem nos indicadores relativos à instabilidade social, violência política, liberdade de expressão, liberdades civis, equilíbrio das contas públicas, procedimentos alfandegários e vacinação.

Angola volta a figurar no 45.º lugar do Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2017, num total de 54 países, com os piores desempenhos do País a incidirem nos indicadores relativos à instabilidade social, violência política, liberdade de expressão, liberdades civis, equilíbrio das contas públicas, procedimentos alfandegários e vacinação.
Apesar de o País ter subido na pontuação relativamente ao relatório anterior, passando de 39,2 pontos para 39,4 pontos, o documento da Fundação Mo Ibrahim relativo ao ano de 2016 aponta para uma trajectória positiva em desaceleração, ou seja, o ritmo de crescimento dos últimos cinco anos de Angola nas quatro categorias do relatório é inferior ao da última década (entre 2007 e 2016). Dos 54 países, 40 encontram-se nesta situação.
Nos últimos cinco anos Angola estagnou o progresso na categoria de "Segurança e Estado de Direito", com regressão em aspectos como "independência judicial", "diversificação de fundos públicos", "instabilidade social" e "violência política". No entanto, nesta categoria, apresentou melhorias em "direitos de propriedade", "serviços públicos online", "combate à corrupção e burocracia" e combate ao "tráfico humano".

(Leia o artigo na integra na edição 449 do Expansão, de sexta-feira 24 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)