Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

INE diz que retoma apresentação das Contas Nacionais em 2018

Angola

O INE volta a publicar os dados sobre o sistema de Contas Nacionais no próximo ano. Relatório do IV trimestre de 2016 ficou na gaveta por, alegadamente, contrariar os dados do então executivo.

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai retomar, no princípio do próximo ano, a apresentação das Contas Nacionais e Trimestrais, revelou ao Expansão o director-geral da instituição, Camilo Ceita.
A informação foi revelada à margem do seminário sobre :"Vidas melhores com melhores estatísticas económicas", em alusão ao dia africano das estatísticas, assinalado no passado dia 18. O gestor referiu que a "falta de qualidade das informações estatísticas" das fontes (instituições) estiveram na base da suspensão da publicação das Contas Nacionais e Trimestrais.
"Parámos de apresentar as Contas Nacionais e Trimestrais porque alguns dados não tinham a qualidade desejada e decidimos trabalhar com as fontes (instituições) para melhorar a elaboração dos dados estatísticos dos diferentes sectores de actividade", justificou o director.
Depois da primeira apresentação das Contas Nacionais e Trimestrais, em Fevereiro último, prosseguiu, o INE está a trabalhar com os ministérios dos Petróleos e Recursos Naturais, Transportes, Indústria, Educação e Saúda para a elaboração de dados mais credíveis para serem divulgados no início de 2018.
Ceita reconheceu que houve incumprimento na calendarização da apresentação regular das Contas e referiu ser fundamental melhorar o produto (dados) e apresentá-los com maior qualidade para "não comprometer" a tomada de decisões políticas.

(Leia o artigo na integra na edição 449 do Expansão, de sexta-feira 24 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)