Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

"Situação económica não favorece os pequenos empresários"

Weekend

Foi a maternidade que lhe abriu a visão para o empreendedorismo. Michelle de Carvalho acredita que o mercado nacional é promissor para os fotógrafos. Dona de um estúdio onde retrata grávidas e recém-nascidos, a jovem quer levar a marca a todas as províncias.

Quando teve o primeiro contacto com a fotografia?
Desde muito cedo. Aos 14 anos, recebi a minha primeira máquina fotográfica e lembro-me que me entretinha durante horas a tirar fotografias. Como na altura tinha de se mandar revelar as fotografias, depressa aprendi que tinha de seleccionar muito bem o que fotografava e como fotografava, para não desperdiçar o rolo e o dinheiro da revelação. A partir daí, fui tentando ter máquinas fotográficas melhores.


Em que momento e porque é que decidiu ser fotógrafa profissional?
Quando fiquei grávida, em 2016, quis fazer uma sessão de pré-mamã e constatei que havia falta de profissionais nesta área, em Angola. Como na altura acompanhava o trabalho de várias fotógrafas internacionais resolvi fazer formações em fotografia, investindo na técnica Newborn e Pré-mamã. Neste momento, tenho o meu estúdio "Michelle de Carvalho Fotógrafa", em Luanda, concretizando o meu sonho de registar momentos únicos, de ternura entre mãe e bebé. Momentos da família que ficam para sempre.


Visto que é uma profissão nova no mercado nacional, de onde provém o material com o qual trabalha?
Fiz um grande investimento em material, a maioria do qual foi comprado no estrangeiro, uma vez que aqui ainda não encontrei máquinas e objectivas com as especificidades essenciais para uma boa resolução, a luz e a soft box, os fundos fotográficos de várias cores, os props, os vestidos de grávidas e as roupinhas dos bebés específicas para as sessões, para além de outros materiais necessários para as sessões de família, a sessão da mulher...

(Leia o artigo na integra na edição 450 do Expansão, de sexta-feira 01 de Dezembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)