Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Confiança dos empresários em máximos de 24 meses

Angola

A confiança dos empresários e gestores empresariais voltou a aumentar pelo lll trimestre consecutivo, fechando o terceiro trimestre, de 2017, em terreno negativo. Há três anos que o indicador está negativo, numa trajectória iniciada no IV trimestre de 2014, indicam os dados do inquérito de conjuntura económica do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) relativo aos meses de Julho, Agosto e Setembro, do ano em curso, publicado esta semana.

Os dados do INE revelam que o Índice de Clima Económico (ICE), que avalia as expectativas dos empresários sobre a evolução da economia no curto prazo e que no ll trimestre se fixou nos -21 pontos, voltou a ter uma ligeira subida para os -17 pontos no lll trimestre, mantendo-se em terreno negativo pelo terceiro ano consecutivo.

O inquérito a empresários e gestores de sete sectores de actividade confirma que o pessimismo está a decair, ou seja, há sinais de confiança na evolução a curto prazo da economia.

(Leia o artigo na integra na edição 452 do Expansão, de sexta-feira 15 de Dezembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui).