Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação mensal em mínimos de 32 meses

Angola

O ritmo de aumento do custo de vida em Luanda, Província que tem sido utilizada como referência para o País, voltou às quedas em Novembro qualquer que seja o indicador considerado, de acordo com cálculos do Expansão a partir do Índice de Preços do Consumidor do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em termos mensais, o custo de vida na capital aumentou 1% em Novembro, a taxa mais baixa desde Abril de 2015, desacelerando 2 pontos percentuais (pp) face ao mês anterior. A inflação mensal voltou às quedas depois de dois meses em forte alta. O ritmo de aumento do custo de vida acelerou de 1,7% em Agosto para 2,5% em Setembro e 3% em Outubro.

A forte descida da inflação mensal em Novembro apanhou de surpresa os observadores. "Não conseguimos compreender como ocorreu, em Novembro, uma redução da variação de preços de uma forma generalizada para todas as classes em comparação com o mês precedente, Outubro", concordaram os analistas contactados pelo Expansão.

(Leia o artigo na integra na edição 452 do Expansão, de sexta-feira 15 de Dezembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui).