Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo explica amanhã ajuste fiscal e cambial previsto no OGE 2018

Angola

O Plano de Estabilização Macroeconómica, que será apresentado esta quarta-feira pelo ministro do Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, visa restaurar a estabilidade e sustentabilidade da economia angolana.

O Governo apresenta amanhã o PEM (Programa de Estabilização Macroeconómica) para explicar os aumentos de alguns impostos e a desvalorização do KZ que deverá ser verificado com a aprovação do OGE 2018, conforme vem expresso no relatório de fundamentação e no Plano Intercalar Outubro de 2017/Março de 2018.

O PEM foi aprovado na sessão do Conselho de Ministros da quarta-feira passada, 27 de Dezembro.

O Plano Intercalar, aprovado em Outubro, já previa o ajuste controlado da taxa de câmbio, com vista a redução do diferencial cambial entre os mercados formal e informal, a flexibilização do mercado, sem prejuízo da estabilidade do nível geral de preços da economia. A taxa de câmbio oficial do BNA, inalterada há mais de um ano e meio, coloca o dólar a valer 166 kwanzas, contra uma cotação acima dos 400 KZ no mercado informal. Quanto aos impostos, ainda não se sabe em que vai incidir os aumentos.

A equipa económica do Executivo, coordenada por Manuel Nunes Júnior, Ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, explica amanhã aos jornalistas as acções que incorporam o PEM, um instrumento de gestão do Executivo que tem como objectivo restaurar a estabilidade e sustentabilidade da economia.