Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Como preparar o seu novo Futuro

Gestão

Mantenha-se fiel aos seus princípios, àquilo que o faz verdadeiramente Feliz, não espere por "resoluções de fim de ano" para iniciar ou consolidar projectos que lhe tragam valor acrescentado. Não espere pelo "propósito" da vida, eles estão lá todos os dias, basta às vezes apenas prestar atenção e agir.

Nada mais adequado, do que falar de Futuro no último mês do Ano, quando se realizam os tradicionais balanços de desempenho, saúde, família, dinheiro e simultaneamente a emoção em preparar e brindar o Novo Ano com toda uma série de promessas, compromissos, decisões futuras...
Quantos de vocês realizaram efectivamente todas (sim, muitas vezes mais do que uma importante decisão) para o novo Futuro?
Eu já o fiz, Eu este ano tenho de: "Ir ao ginásio", "Ler mais livros", "Visitar um país desconhecido"... E a verdade é que muitas vezes, mais do que aquelas que se calhar gostaríamos, olhamos para o ano que finda e chegamos à realidade de que afinal... bom, existiram outras prioridades e as famosas resoluções de início de ano não foram assim tão importantes.
Mas o que é afinal o prioritário e importante? O que é efectivamente importante na sua vida? O que for de facto importante, vai ser concretizado, pois se houver foco e motivação, não deixará de o fazer. Mas se o não fizer é importante compreender porquê? Porque não consegue concretizar o seu "sonho", a sua "resolução" de final de ano?
No artigo de Jonh Coleman, Não encontras o teu propósito - Constrói-o, o autor defende: que somos nós que definimos o propósito na nossa vida, construindo-o, já que não o vamos encontrar, pois não é algo que encontremos. No mundo profissional, todo e qualquer emprego é importante, relevante e causará impacto, quando e se as pessoas considerarem a sua real importância e relevância para as suas vidas, bem como para os que os rodeiam. Quando o propósito é claro então o trabalho, a carreira profissional torna-se mais fácil e concretizável.

*Especialista em Gestão de Recursos Humanos

(Leia o artigo na integra na edição 453 do Expansão, de sexta-feira 22 de Dezembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)