Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Kwanza cai 9,5% no primeiro leilão em câmbios flutuantes

Nota verde custa agora 185,5 kZ no BNA

O Kwanza desvalorizou esta terça-feira 9,5% face ao dólar, com a taxa de câmbio de venda da nota verde a passar de 167,8970 Kz segunda-feira para 185,513 Kz, de acordo com cálculos do Expansão a partir de um comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA).

Em nota de imprensa, o BNA informa que efectou terça-feira um leilão de venda de divisas, dando início ao regime de câmbio flutuante com bandas, com a participação dos bancos comerciais.

Para o efeito, colocou no mercado para venda o montante de 83,6 milhões euros (equivalente 100 milhões USD), o qual foi integralmente absorvido, tendo sido apurada uma taxa média ponderada de venda de 221,26 Kz por Euro.

A autoridade cambial informa ainda que procedeu ao ajuste da sua tabela de câmbios de referência, passando a cotação Kz/Euro a ser a taxa de referência. As outras cotações apuradas em função da taxa de câmbio do Euro/outras moedas, conforme publicado na Reuters.

Comparando a taxa de 167,897 Kz por USD de ontem com a de 185,513 Kz por USD de hoje, conclui-se que o Kz desvalorizou 9,5% face ao USD. Já o USD valorizou 10,5% face à moeda angolana.

Comparando a cotação Kz/Euro de hoje, de 221,26 Kz por euro, com a de 200,939 Kz por euro de ontem, conclui-se que o Kz desvalorizou 9,2% face à moeda única, o que é o mesmo que dizer que a moeda europeia valorizou 10,1% face ao Kz.

Segundo o BNA, dos 86,3 milhões de euros vendidos hoje, "50% foi para a aquisição de matéria-prima, peças e equipamentos fabril, 20% para seguros, telecomunicações, transportes aéreos e outros serviços, 17% destinado à agricultura, agropecuária, pescas e mar, 10% para artigos de higiene, limpeza, material escolar e de escritório e 3% para a importação de vestuário, calçado, artigos e utensílios domésticos".