Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA cancela leilão para evitar trambolhão do Kz e convoca bancos

Bancos chegaram a oferecer 320 Kz por euro

Banco central convocou bancos para reunião de emergência, esta sexta-feira, na sequência do cancelamento dos leilões, apurou o Expansão.

O Banco Nacional de Angola (BNA) cancelou duas vezes o leilão de 50 milhões euro que iria decorrer esta quinta-feira, depois de as taxas oferecidas pelos bancos comerciais terem variado entre os 251 Kz e os 320 Kz por cada euro, na primeira tentativa, e os 285 Kz e os 295 Kz na segunda.
O Expansão apurou que na sequência do cancelamento do leilão, o banco central convocou os bancos centrais para uma reunião que terá lugar esta sexta-feira, nas instalações do BNA.
Os valores oferecidos pelos bancos situavam a cotação do euro "fora dos parâmetros previstos", nomeadamente a banda de flutuação definida. O banco central agendou nova realização do leilão para 23 de Janeiro.
Este seria o terceiro leilão de divisas operado pelo BNA no âmbito do novo modelo de definição da taxa de câmbio pelo mercado, depois de nos primeiros dois leilões (9 e 16 de Janeiro), ter resultado numa depreciação do euro face ao Kz na ordem dos 17%. Recorde-se que a moeda europeia passou a ser a referência para o mercado de câmbios de Angola desde que se deu início aos leilões.

(Leia o artigo na integra na edição 456 do Expansão, de sexta-feira 19 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)