Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Disponíveis bolsas de estudo internacionais para pós-graduações

Oferta inclui apoios para licenciaturas no estrangeiro

China, Coreia do Sul, Inglaterra, Noruega e Austrália são alguns dos países onde os estudantes angolanos podem beneficiar de bolsas de estudo para graduações e pós-graduações, em várias áreas. Em África, Quénia, Tanzânia e Uganda são opções para o mestrado em Pesquisa e Política Pública.

Os estudantes angolanos que pretendam fazer graduações e pós-graduações no estrangeiro podem concorrer a várias bolsas de estudo, disponíveis para cursos em universidades africanas, europeias e asiáticas.
A Universidade de Oslo, na Noruega, oferece bolsas com financiamento total em mestrado, bacharelato e cursos curtos, em várias áreas de ensino. O prazo de candidatura termina no dia 1 de Fevereiro e os candidatos têm de inscrever-se primeiro na Escola Internacional de Verão, que vai decorrer de 22 de Junho a 3 de Agosto de 2018.
Até 16 de Fevereiro estão abertas candidaturas a bolsas de estudo DAAD para o Mestrado em Pesquisa e Política Pública, a ser ministrado em sete universidades africanas: Universidade de Nairobi, Universidade de Maseno e Universidade de Egerton, no Quénia; Universidade Cristã e Universidade Martyrs, do Uganda; Universidade de Dar es Salaam e Universidade de Mzumbe, na Tanzânia. A bolsa de estudos DAAD destina-se a estudantes de África Subsariaana e é atribuída pela Associação para a Pesquisa Social e de Governação Africana. Os candidatos têm a possibilidade de continuar os estudos na Alemanha.
A Universidade de Ciências Aplicadas de Haia, na Holanda, também tem disponíveis 54 de estudo para bacharelato ou mestrado, cada uma no valor de 5.000 EUR, no âmbito da bolsa World Citizen Scholarship. As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Março de 2018.
A Universidade de Shangai, uma das mais prestigiadas da China em termos de pesquisa e investigação, tem abertas até dia 15 de Abril candidaturas para bolsas de estudos, destinadas a alunos de licenciatura e a estudantes de mestrado.
Também na Ásia, os estudantes angolanos podem concorrer a uma das 170 bolsas de estudo para cursos de graduação ou às 700 bolsas para cursos de pós-graduação numa universidade da Coreia do Sul. Os beneficiários são obrigados a frequentar um curso de coreano, de um ano, numa das escolas de línguas do campus universitário, que também será coberto pela bolsa. Os interessados têm até final de Fevereiro para concorrer e devem consultar a embaixada daquele país em Luanda.
Já a Universidade de Oxford, no Reino Unido tem abertas candidaturas para 100 bolsas de estudo Clarendon, para pós-graduação, para alunos com percurso académico excelente. As bolsas abrangem todos os cursos de licenciatura e todos os cursos de mestrado a tempo inteiro e a tempo parcial.
As bolsas serão concedidas com base em mérito académico excepcional e os candidatos têm de submeter candidatura até ao dia 1 de Setembro de 2018.
Os estudantes angolanos podem também concorrer às 31 bolsas de estudo completas disponíveis, para graduação ou pós-graduação, na Universidade de Monash, na Austrália. A bolsa é de 10 mil USD, divididos por ano, pelo tempo necessário para a obtenção do diploma. O prazo de candidatura termina no dia 15 de Outubro de 2018.
Os estudantes que terminam o segundo ciclo podem ainda optar por fazer um programa pré-universitário de um ano, na African Science Academy (Academia Africana das Ciências), com sede no Gana, onde têm oportunidade de estudar com algumas das maiores mentes jovens do continente e preparar a entrada na universidade.
O currículo é baseado no Cambridge Internacional A-Levels em Matemáticas e Físicas e destina-se a alunos que queiram frequentar licenciaturas em matemática, física e informática. Boas notas e fluência em inglês são requisitos de admissão.
As inscrições decorrem até ao final de Janeiro e podem ser feita por carta ou através do site ([email protected]).