Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Preço do USD nas ruas de Luanda dispara após desvalorização cambial

Mercado Cambial

Especulação nas ruas da capital do País aumentou após os leilões de divisas do Banco Nacional de Angola que estabelecem as taxas cambiais. Preço das notas de 100 USD e 100 EUR dispararam desde 9 de Janeiro.

O valor da nota de 100 USD no mercado informal disparou 3,5% desde o início dos leilões de divisas que estabelecem o câmbio oficial da moeda estrangeira em Angola e já está a ser vendida a máximos de 12 meses, apurou o Expansão numa ronda pela capital do País.
Nos habituais pontos de venda do mercado informal em Luanda, na quarta-feira, cada nota de 100 USD estava a ser vendida a um preço médio de 44.000 Kz, valores máximos de um ano, sendo necessário recuar até Janeiro de 2017 para encontrar valores tão elevados (ver gráfico).
Desde 9 de Janeiro, altura em que foi feito o primeiro leilão de divisas pelo Banco Nacional de Angola, o valor da moeda norte-americana nas ruas de Luanda já subiu 3,5%, passando cada USD de 425 para 440.
Quanto ao mercado formal, desde o início dos leilões de divisas, em que a cotação KZ/Euro passou a ser a taxa de referência, o Kz já desvalorizou 17,3% face ao dólar norte-americano e 19% face ao euro, de acordo com cálculos do Expansão a partir de um comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA).


(Leia o artigo na integra na edição 456 do Expansão, de sexta-feira 19 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)