Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Brent continua acima dos 70 USD

Semana de 19 a 25 de Janeiro

O ouro negro já valorizou 6% desde o início do ano. Rússia deverá continuar a cooperar com a OPEP, mesmo não cortando a sua produção.

A OPEP e a Rússia reafirmaram no fim de semana passado que continuam comprometidos com o actual plano de corte de produção de petróleo até ao final do ano. Os dois países sugeriram também que estariam disponíveis para estudar a possibilidade de extender a duração do plano para além deste prazo, sem, no entanto, confirmarem se os cortes na produção continuariam em 2019. A mensagem que saiu desta reunião entre a OPEP e a Rússia foi a de que o processo de reequilíbrio no mercado continua a bom ritmo, mas que ainda não está concluído, e que a Rússia deverá continuar a cooperar com a OPEP, mesmo não cortando a sua produção, se isso ajudar a suportar o mercado.
O Brent continuou a transaccionar em torno dos 70 USD nos últimos dias, registando já um ganho de quase 6% em 2018. O WTI também valorizou e superou a fasquia dos 65/66 USD pela primeira vez desde 2014 depois dos últimos dados divulgados nos EUA revelarem que o nível de existências de crude no país caiu pela décima semana consecutiva, atingindo o nível mais baixo dos últimos três anos e registando a série de quedas mais prolongada de sempre.

(Leia o artigo na integra na edição 457 do Expansão, de sexta-feira 26 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)