Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Estratégia - Para onde nos leva?

Gestão de Pessoas

São inúmeros os documentos técnicos que, dentro da área de Gestão de Pessoas, reforçam a necessidade de existir uma estratégia coerente, estruturada e divulgada dentro da estrutura organizacional, que permita o alinhamento de todos face a um mesmo objectivo. Aqui ficam três posicionamentos sobre o tema com o objectivo de promover a reflexão.

Estratégia, "actualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base num procedimento formalizado e articulador de resultados. À primeira vista, parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição". (fonte: Wikipédia)
São inúmeros os documentos técnicos que, dentro da área de Gestão de Pessoas, reforçam a necessidade de existir uma estratégia coerente, estruturada e divulgada dentro da estrutura organizacional, que permita o alinhamento de todos face a um mesmo objectivo.
Pelo que apresento-vos hoje três posicionamentos interessantes sobre o tema, com o objectivo de promover a reflexão e, quem sabe, trazem valor acrescentado à forma como abordam e olham para este tema:
1. Responsabilização
J. Trevor (1) defende que, nas Organizações, deve existir alguém com a responsabilidade de garantir o alinhamento estratégico da empresa, ou seja, alguém que tenha a responsabilidade de garantir que a estratégia está alinhada com o propósito e capacidades da organização.

*Especialista em Recursos Humanos

(Leia o artigo na integra na edição 457 do Expansão, de sexta-feira 26 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)