Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Injecção de divisas pelo BNA recuou 57% em Janeiro face ao mesmo período de 2017

Mercado cambial

Janeiro de 2018 é o pior primeiro mês dos últimos oito anos em termos de vendas de divisas aos bancos comerciais. Mais de metade das divisas foram vendidas através de leilões.

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais em Janeiro de 2018 recuou 57% comparativamente ao mesmo período de 2017, fixando-se em 837,3 milhões euro contra os 1,9 mil Meuro do ano passado, de acordo com cálculos do Expansão com base no relatório do mercado monetário e cambial divulgado pelo banco central.
Em termos de cedência de divisas aos bancos comerciais, Janeiro de 2018 é o pior primeiro mês dos últimos oito anos, perdendo apenas para o mesmo período de 2010, altura em que o banco central disponibilizou à banca comercial 744 Meuro, menos 29%.
Em mais de 18 anos de registo, nunca o banco central tinha deixado de vender dólares aos bancos, o que aconteceu pela primeira vez em 2017, provocado pela suspensão de venda de dólares pelos bancos correspondentes norte-americanos a Angola. Razão pela qual, no ano passado o BNA vendeu aos bancos comerciais 10.936 Meuro em divisas durante todo o ano, vendas exclusivas em moeda europeia.

(Leia o artigo na integra na edição 458 do Expansão, de sexta-feira 02 de Fevereiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)