Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mercado com dúvidas sobre inflação de Janeiro do INE

Instituto diz que preços só aumentaram 1,4% em Janeiro face a Dezembro

Analistas esperavam um maior aumento de preços, em especial dos bens alimentares, na sequência da desvalorização do Kz que perdeu cerca de 20% no primeiro mês o ano. "Não se justifica que a moeda esteja a desvalorizar e tenhamos os preços praticamente estáveis", considera o economista Lopes Paulo.

O custo de vida em Luanda aumentou 1,4% em Janeiro face a Fevereiro, revela o índice de preços no consumidor da Província de Luanda do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgado esta terça feira.
Trata-se do melhor arranque anual da inflação desde 2015, o que surpreendeu os analistas que esperavam uma taxa mais elevada face ao aumento dos preços na sequência da desvalorização do Kz em cerca de 20% em Janeiro.
"Ainda não vi [o IPC de Janeiro do INE] mas acho [que a taxa de 1,4%] é baixa", comentou o empresário Carlos Cunha, presidente da Assembleia geral da Ecodima, acrónimo de Associação de Empresas de Comércio e distribuição moderna de Angola, acrescentando que "houve mais divisas para importar e para os expatriados".
"Não sei como o INE chegou a uma inflação tão baixa. Não se justifica que a moeda esteja a desvalorizar e tenhamos os preços praticamente estáveis. Precisamos de uma segunda opinião", concorda o economista Lopes Paulo.


(Leia o artigo na integra na edição 460 do Expansão, de sexta-feira 16 de Fevereiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)