Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

MinFin diz que foi o BNA que transferiu dinheiro dos juros dos Eurobonds para a conta errada

Assunto está a ser resolvido

Analistas desvalorizam "engano" por ainda estar dentro do período de carência. Ministério das Finanças está a trabalhar para recuperar o dinheiro e pagar ao veículo sedeado na Holanda.

Angola transferiu por engano o pagamento de juros de um empréstimo titulado com vencimento em 2019 semelhante a um Eurobond para a conta errada no mês passado, confirmou ao Expansão uma fonte do Ministério das Finanças (MinFin). A verba era destinada a um veículo sedeado na Holanda, o Northern Lights III BV, mas acabou noutra conta domiciliada no Deutsch Bank.
A Reuters noticiou esta semana que alguns investidores demonstraram preocupações com o atraso no pagamento destes juros mas que o Executivo estava "a resolver a situação".
De acordo com a fonte do MinFin, este ministério autorizou o Banco Nacional de Angola a efectuar a transferência antes do tempo limite, e que foi o banco central que "se enganou na conta". No entanto, garante, que este "engano" não se irá traduzir em "atraso ou incumprimento", uma vez que existe um período de carência, de 30 dias, para o pagamento deste vínculo.
Fontes de fundos de investimento internacionais admitiram ao Expansão que este atraso no pagamento não deverá ter impacto nos yields angolanos, numa altura em que se está a preparar uma nova emissão de Eurobonds, títulos de dívida emitidos por um país num país estrangeiro numa moeda diferente deste país. A emissão em preparação, no valor de 2.000 milhões USD, servirá para "melhorar a composição do stock de dívida externa" do País, refere despacho assinado pelo Presidente João Lourenço, de 5 de Março.

(Leia o artigo na integra na edição 463 do Expansão, de sexta-feira 09 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)