Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Futura Angola Expresso vai cobrar imposto de consumo nos voos internos

TAAG entrega voos domésticos

Os preços dos bilhetes de avião para voos internos deverão aumentar já este ano quando for aplicado o Imposto de Consumo, conforme prevê o OGE 2018. Grupo técnico do MinFin prepara implementação do imposto.

A TAAG vai liderar um consórcio com empresas privadas a quem vai entregar os voos domésticos, numa altura em que o Governo tem em curso a implementação do imposto de consumo nos bilhetes de passagem dos transportes aéreos para percursos a serem realizados em território nacional.
O Orçamento Geral do Estado 2018 entrou em vigor a 1 de Março e, de acordo com a alínea f, do ponto 2 do artigo 16.º, fica o Presidente autorizado a "sujeitar ao Imposto de Consumo a emissão de bilhetes de passagem dos transportes aéreos e marítimos, para percursos a serem realizados integralmente no território nacional".
De acordo com uma fonte da Administração Geral Tributária (AGT), apesar de ainda não estar estabelecida uma data para o início da cobrança, o valor do imposto deverá ser reflectido no preço final ao consumidor, à semelhança do que já acontece com os voos internacionais. "Está ainda por definir a taxa do imposto para este serviço", refere a AGT.
Fonte do Ministério das Finanças adiantou ao Expansão que esta alteração em matéria fiscal está a ser preparada por uma equipa do MinFin, que terá a sua primeira reunião apenas no final do mês. Assim, a empresa público-privada que vai "herdar" os voos domésticos que ainda estão a ser operados pela TAAG irá ter que reflectir este imposto no preço dos bilhetes.

(Leia o artigo na integra na edição 463 do Expansão, de sexta-feira 09 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)