Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Relatório de avaliação dos activos do Estado na banca chega ao PR apenas em Abril

Ministro das Finanças pediu alargamento do prazo

Prazo para a equipa de trabalho coordenada por Archer Mangueira apresentar metodologias para a reestruturação de todas participações detidas pelo Estado nas instituições bancárias venceu a 12 de Fevereiro.

O grupo de trabalho criado pelo Presidente da República com o objectivo de proceder à avaliação de todas as participações detidas pelo Estado, empresas públicas ou do domínio público em instituições financeiras bancárias nacionais e estrangeiras, solicitou uma moratória ao PR para entregar o relatório apenas na segunda quinzena de Abril, avançou ao Expansão fonte do Ministério das Finanças.
Segundo o despacho Presidencial nº310/17 de 28 de Dezembro, o grupo de trabalho coordenado pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, devia entregar em 45 dias após a publicação do despacho a metodologia para reestruturação das instituições financeiras bancárias públicas.
Porém, antes de terminar o prazo estabelecido no despacho, 12 de Fevereiro, Archer e a sua equipa pediram ao PR que o prazo fosse alargado "por razões operacionais porque o levantamento de dados será exaustivo", confidenciou a fonte do MinFin.
A fonte explicou ao Expansão que uma das razões que levou o ministro das Finanças a pedir o alargamento do período de trabalho está relacionado com a "escassez de pessoas que trabalham no dossier, sendo que as mesmas trabalham também noutras frentes".
Além do ministro das Finanças, integram ao grupo de trabalho a secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, Vera Daves, o vice-governador do BNA, Rui Minguêns de Oliveira, e o secretário executivo do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira, Gilberto Luther.

(Leia o artigo na integra na edição 464 do Expansão, de sexta-feira 16 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)