Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação mensal atinge segundo valor mais baixo em dois anos

Índice de preços no consumidor de Fevereiro

O custo de vida em Luanda aumentou 1,12% em Fevereiro, sendo necessário recuar até Novembro do ano passado para encontrar uma taxa mensal tão baixa. Economistas desvalorizam a desaceleração da inflação e alertam que o quadro pode mudar a qualquer momento caso não sejam ajustadas as medidas de estabilização.

O custo de vida em Luanda subiu 1,12% em Fevereiro face a Janeiro, tornando-se no segundo valor mais baixo dos últimos dois anos, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Depois de ter iniciado o ano nos 1,39%, a inflação desacelerou em Fevereiro, um indicador encarado como consequência da relativa estabilidade do mercado cambial, apesar da desvalorização e depreciação da moeda ocorrida em Janeiro. É preciso recuar a Novembro de 2017, quando os preços aumentaram 1,02% face a Outubro para encontrar uma taxa mensal mais baixa do que em Fevereiro nos últimos dois anos. A taxa de inflação mensal está em queda desde o início do ano, "pressionada pelas medidas do Governo para manter o custo de vida em níveis baixos", explica o economista Fausto Simões, adiantando que quando foi anunciada a taxa de câmbio flutuante, no início de Janeiro, vários comerciantes, de forma deliberada, aumentaram os preços. Aumento esse, que não foi reflectido na taxa de inflação de Janeiro nem de Fevereiro.
O economista Alves da Rocha revela que a variação mensal é justificável, visto que o Governo assumiu como meta o controlo da taxa de inflação. "O que estamos a assistir pode ser um sintoma de relativa estabilidade do mercado cambial, apesar da desvalorização e depreciação da moeda nacional, face ao dólar e ao euro", disse o economista que não acredita que seja uma tendência da queda, porque tudo pode mudar.

(Leia o artigo na integra na edição 464 do Expansão, de sexta-feira 16 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)