Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

UTIP diz que só avançaram 1,8 mil milhões USD em projectos

Mais de 22,6 mil milhões USD na 'gaveta'

Durante os dois anos de actividade, a UTIP aprovou 65 projectos, mas só 14 foram implementados, enquanto 24 estão em via de implementação e outros 27 estão por implementar. Com o fim deste organismo ficam ainda por aprovar mais de 60 intenções de investimento, com valores a rondarem os 27,5 mil milhões USD.

A Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) fechou contratos com investidores na ordem dos 24,4 mil milhões USD, mas dos 65 projectos aprovados apenas 14 avançaram, totalizando 1,8 mil milhões Kz, de acordo com dados desta organismo a que o Expansão teve acesso.
Dos "14 projectos concretizados", de acordo com fonte da UTIP, entretanto extinta, o sector da indústria beneficiou de sete, avaliados em 657,5 milhões USD e o sector imobiliário dois, avaliados em 705,3 milhões USD. Os dois projectos ligados à prestação de serviços diversos representam 66,6 milhões USD (ver infografia).
A Unidade Técnica para o Investimento Privado foi extinta recentemente e no seu lugar foi criada a Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX), no âmbito do processo de revisão da Lei do Investimento Privado. A UTIP era responsável por analisar e aprovar projectos de investimento privado acima dos 10 milhões USD e levar à consideração do titular do poder executivo, que dava o veredicto final. Em pouco mais de dois anos de existência, segundo as fontes, dos 65 projectos aprovados, 24 estão em vias de implementação e 27 estão ainda por implementar.

(Leia o artigo na integra na edição 466 do Expansão, de sexta-feira 29 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)