Director Carlos Rosado de Carvalho

Magia ou determinação

Magia ou determinação
Foto: Lídia Onde

Nada acontece até que se faça uma venda e esta não se faz por magia ou manipulação, mas sim com determinação e sintonia com o mercado.

Fala-se muito de marketing, dinâmica de venda, relação com o cliente, no entanto, a dinamização do negócio passa pela capacidade de enfrentar o mercado de forma aberta e segura, reconhecendo os canais de distribuição e toda a dinâmica que permite, sem manipulação estar próximo de cada cliente.
Cada vez mais, a análise dos hábitos dos consumidores, a definição dos canais de venda e o desenvolvimento de produtos que se relacionem de forma directa com o consumidor fazem com que as vendas aconteçam.
Muito embora cada empresa possua as sua estratégia, associada a um planeamento específico orientado para resultados, todas elas desenvolvem um marketing situacional, através do qual se posicionam no mercado e integram a sua dinâmica num conjunto de iniciativas orientadas para os canais de distribuição.
Falo de "trade marketing", um marketing de determinação e iniciativa, do qual emergem cinco pontos chave:
- Identificação, reconhecimento e valorização do mercado - perceber o que deve acontecer, através da presença em todas as frentes de venda - quantificar vendas, qualificar as reações do cliente, perceber rejeições, entender o que fideliza;

(Leia o artigo na integra na edição 470 do Expansão, de sexta-feira 27 de Abril de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i