Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

INE continua com várias publicações em atraso

Estatísticas anuais e trimestrais

Os anuários e os relatórios trimestrais deveriam ser divulgados em Abril. Quanto aos dados do turismo há dois anos que não são actualizados.

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) voltou a falhar a publicação dos relatórios anuais e trimestrais.
De acordo com o calendário do INE, os anuários sobre o Estatísticas Sociais, Estatísticas Vitais, Comércio Externo têm a periodicidade anual e deveriam ter sido publicados no final do primeiro trimestre do ano em curso. Mas a 10 de Maio ainda não tinha sido publicado.
Quanto às três folhas de informação rápida trimestral, nomeadamente, a Conjuntura Económica, o Índice de Produção Industrial e o Comércio Externo, a sua publicação deveria ocorrer em Abril, mas também não aconteceu.
Contactada pelo Expansão, uma fonte do INE revelou que o boletim sobre as Unidades Empresariais, apesar de ter uma periodicidade anual, apenas é divulgado entre Junho e Julho de cada ano.
A fonte revelou ainda que relativamente às Estatísticas do Turismo referentes aos anos de 2016 e 2017, são da responsabilidade do Ministério do Turismo apesar da certificação e apoio dados pelos técnicos das estatísticas.
No entanto, o órgão da tutela recusa a dar explicações sobre o sector do turismo, remetendo a responsabilidade para o Instituto Nacional de Estatística.

(Leia o artigo na integra na edição 472 do Expansão, de sexta-feira 11 de Maio de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)