Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

"O mercado literário infantil apresenta muitas opções"

Elsa Bárber

Elsa Bárber lançou o livro sobre regras básicas de convivência no ambiente escolar, pela ausência de um guia comportamental no mercado angolano. A pesquisadora e activista social considera que o mercado da literatura infantil está bem servido.

O que a levou a lançar o livro "Regras básicas de convivência no ambiente escolar?
A diferença de atitudes comportamentais, resultado da mobilidade populacional das áreas suburbanas para as áreas urbanas, diferente educação de base e livre acesso, em termos de igualdade de direitos a todas as instituições, quer públicas quer privadas. Em segundo lugar, a ausência de um guia comportamental no mercado angolano.


Que objectivos espera alcançar com este livro?
Espero contribuir para a melhoria dos relacionamentos interpessoais, no ambiente escolar, sendo esta a fase primária de integração do indivíduo enquanto ser social para que tenha no futuro um comportamento saudável.


Como olha para o mercado literário infantil?
O mercado literário infantil apresenta muitas opções, de leitura. É necessário uma maior divulgação das obras e a organização de feiras itinerantes pelas escolas e outros espaços infantis. Existem muito boas ofertas no mercado literário infantil.


Como foi a elaboração do livro? Teve de fazer estudo de campo nas escolas?
Sim, para além do trabalho de campo em escolas e igrejas. Foi trabalhoso, porque tive de me socorrer de um cartoonista e tinha de haver um bom alinhamento, porque a caracterização e o ambiente de inserção de cada personagem foi criado por mim e tive de partilhar a visão com o ilustrador.

(Leia o artigo na integra na edição 472 do Expansão, de sexta-feira 11 de Maio de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)