Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Centro de Inovação revitaliza antiga Fábrica de Sabão

Valências criam novas oportunidades aos jovens do Cazenga

Após um investimento de 10 milhões USD, a antiga Fábrica de Sabão foi transformada num centro
de inovação que está a dar novas oportunidades aos moradores do Cazenga. Para além de um co-working,
os jovens têm ali uma incubadora de empresas, espaços de inovação tecnológica e de cultura.

Quem visita o centro de inovação instalado na antiga Fábrica de Sabão, no Cazenga, Luanda, fica perdido à procura das máquinas que outrora serviam para fazer sabão. No seu lugar encontra um espaço multidisciplinar, que resulta de um investimento avaliado em 10 milhões USD. O centro, que conserva o nome Fábrica de Sabão, em memória da anterior produção, alberga uma estrutura polivalente, que assenta em cinco pilares: Co-working, Incubadora, Aceleradora, MakerSpace e um Conector Cultural. Qualquer um deles está a transformar o Cazenga e a dar sentido à vida de muitos moradores.
No MakerSpace, muitos jovens têm oportunidade de estagiar e trabalhar em serralharia e carpintaria, como informou Gelson Carlos, gestor de produção. "Este é o coração da Fábrica de Sabão porque reúne o maior número de trabalhadores", disse, acrescentando que muitos ex-trabalhadores da unidade fabril hoje têm o seu próprio negócio.
Segundo Gelson Carlos, 18 trabalhadores efectivos e quatro estagiários do MakerSpace asseguram a produção de vários produtos do lar, de hospital e de escritório, naquela oficina de serralharia e carpintaria. A maioria "nasce" da imaginação do cliente e os trabalhadores têm a missão de torná-los realidade.
No MakerSpace produzem-se ainda azulejos com recurso a garrafas de plástico vazias, que são doadas por fábricas de refrigerantes e de água mineral. A ideia fundamental, segundo confirmou o gestor, "é a preservação do meio ambiente".

(Leia o artigo na integra na edição 473 do Expansão, de sexta-feira 18 de Maio de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)