Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

BNA anuncia arranque de processo de regularização de atrasados ao exterior mas não revela valores

Pagamento a fornecedores estrangeiros

Banco central adverte agentes económicos que as disponibilidades cambiais continuam limitadas e recomenda que não sejam assumidas novas responsabilidades cambiais sem consultas prévias.

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou ter iniciado este mês um plano para regularizar até Junho as transferências em atraso para pagamento de bens e serviços a fornecedores fora do País, licenciadas antes de 2018.
Em comunicado, o banco central admite que a disponibilidade limitada de recursos em moeda estrangeira nos últimos anos resultou na acumulação de operações de importação de mercadorias e serviços a aguardar cobertura cambial e pagamento aos fornecedores estrangeiros.
"Com o objectivo de regularizar esta situação e com base em informação recebida dos bancos comerciais, o BNA procedeu à análise dos atrasados com data de licenciamento anterior a 2018 e estabeleceu um cronograma para a sua regularização, que será operacionalizado através de vendas directas de moeda estrangeira nos meses de Maio e Junho do ano em curso" assinala a nota.
No documento, porém, não está patente os valores monetário que o banco central vai ceder aos bancos comerciais para os agentes económicos regularizarem até Junho as transferências em atraso. O Expansão questionado o BNA mas até ao fecho de edição não obteve resposta.

(Leia o artigo na integra na edição 474 do Expansão, de sexta-feira 25 de Maio de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)