Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Espaços de trabalho partilhado fomentam crescimento de startups

Coworking permite que as empresas partilhem despesas

O Lauchpad Angola reúne na Vila Alice, num espaço de coworking, profissionais que actuam em diferentes áreas de negócio. O segredo é abrir mão da privacidade total e ganhar, em troca, uma comunidade que interage, partilha conhecimento e que, em conjunto, faz brotar novas ideias.

No princípio, as pessoas não aceitavam bem o conceito de partilhar o espaço de trabalho com desconhecidos. Mas, pouco a pouco, quebraram os receios e juntaram sinergias num coworking, como o Launchpad Angola, sediado na Vila Alice.
Actualmente, são 14 as empresas instaladas neste espaço, após dois anos de actividade. Os inquilinos não precisam preocupar-se com nada, para além do pagamento mensal de 150 mil Kz, pelo lugar que ocupam. E dispõem, durante 24 horas, de serviço de recepção geral, internet rápida, sala de reuniões, espaço para fumadores, café, água, impressora e outros serviços.
Uma das empresas que se instalou no Launchpad Angola é o portal Luanda Night Life (LNL), startup ligada à crítica de restaurantes. As razões, segundo o sócio-gerente Cláudio Silva, prendem-se com o facto de o arrendamento de um escritório ser oneroso e também a oportunidade de partilhar conhecimento com outros criadores.
"O valor do arrendamento é altíssimo", disse. É esse custo elevado que acaba por dar o primeiro impulso para a partilha.
Após um investimento inicial de 3 mil USD, em 2013, para o lançamento do LNL, todos os anos os rendimentos da empresa crescem e são revertidos para as despesas. O portal conta, actualmente, com 15 trabalhadores freelancers que recebem em função do número de matérias que escrevem. Já os sócios auferem um salário base, e todos, incluindo freelancers, têm direito a ajudas de custo para as visitas aos restaurantes.

(Leia o artigo na integra na edição 475 do Expansão, de sexta-feira 01 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)