Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sonangol Logística vai gastar 4 mil milhões USD na compra de refinados de petróleo até 2019

Fim do monopólio da Trafigura

Contratos com as empresas que vão assegurar a venda de combustíveis a Angola têm a duração de doze meses e prevêem o fornecimento de 3,3 milhões de toneladas cúbicas de refinados.

A Glencore Energy e a Totsa Total Oil vão fornecer combustíveis a Angola no valor de 4 mil milhões USD até Março de 2019, destronando a Trafigura que até recentemente detinha a quase exclusividade do fornecimento ao País.
De acordo com o Despacho Presidencial nº 61/18 de 24 de Maio, a Sonangol Logística está autorizada a abrir um concurso simplificado para o fornecimento de 4 mil milhões USD em combustíveis durante o período de 1 de Abril de 2018 a 31 de Março de 2019.
O documento salienta que caberá ao ministro dos Recursos Minerais e Petróleo aprovar as peças do processo contratual, verificar a validade e a legalidade de todos os actos praticados no âmbito do referido procedimento e caberá à Sonangol EP assegurar os recursos financeiros necessários à implementação dos contratos.
A Sonangol realizou em Março deste ano um concurso público internacional para encontrar duas empresas que doravante vão fornecer produtos refinados à petrolífera nacional. Foram selecionadas as empresas Glencore Energy e a Totsa Total Oil, tendo ditado, assim, o fim do monopólio da Trafigura como fornecedor de derivados do petróleo que durava há anos.

(Leia o artigo na integra na edição 475 do Expansão, de sexta-feira 01 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)