Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Reservas Internacionais Líquidas de Abril só cobrem importação de bens para 5,6 meses

RIL recuaram PARA 12,9 MIL MILHÕES USD

Desde as eleições gerais de 23 de Agosto, estas reservas em moeda estrangeira já caíram cerca de 2,7 mil milhões USD, uma quebra de 17,2% em sete meses.

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) caíram 0,9% em Abril para 12,955 mil milhões USD e atingiram o segundo valor mais baixo da década, dando actualmente para 5,6 meses de importações, abaixo dos 8 meses da meta do Governo, revelam os resultados actualizados da Estatística Monetária e Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA).
As RIL desceram 123 milhões USD em Abril face a Março, quando as reservas em moeda estrangeira rondavam os 13,078 mil milhões USD. Nesta década, pior que em Abril deste ano, só Janeiro de 2010, quando as reservas rondaram os 12,007 mil milhões USD.
Actualmente, de acordo com cálculos do Expansão com base em dados do Boletim Estatístico de Dezembro do BNA, o País gasta por mês cerca de 2,325 mil milhões USD em importação de bens e serviços. Contas feitas, as RIL dão para 5,6 meses de importações, valor semelhante ao que era possível em Março, mas aquém da meta que consta no Plano Intercalar, o primeiro documento estratégico apresentado pelo Governo após a tomada de posse de João Lourenço, que apontava à necessidade das RIL suportarem 8 meses de importações.
Tendo em conta o sentido decrescente que as RIL têm vindo a tomar, analistas calculam que até final do ano as nossas reservas deverão baixar da barreira dos 10 mil milhões USD. Consideram ainda que nem o aumento do preço do petróleo no mercado internacional permitirá conservar grandes quantidades de reservas em moeda estrangeira, em função do volume da dívida pública do País.

(Leia o artigo na integra na edição 475 do Expansão, de sexta-feira 01 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)