Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Petrolíferas baixaram 150 milhões USD em facturas de seguro

Em 2017

Total de prémios de seguros processados em 2016 foi de 258,3 milhões USD, ao passo que em 2017 totalizaram 109,3 milhões USD.

As companhias de exploração e produção petrolífera em Angola baixaram em 2017 quase 150 milhões USD em pagamentos de prémios de seguro e resseguro, saindo de 258,3 milhões USD em 2016 para 109,3 milhões, apurou o Expansão junto de fontes do sector.
Numa carta endereça à Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), a que o Expansão teve acesso, a Associação das Companhias de Exploração e Produção em Angola (ACEPA) refere que estas poupanças se devem às reformas no sector operadas nos últimos tempos, fazendo menção ao Despacho Presidencial nº 39/16 de 30 de Março, que estipula que todos os contratos celebrados e/ou renovados a partir de Janeiro daquele ano devem ser transferidos para a ENSA, num processo conduzido pela ARSEG.
No documento, a ACEPA diz que houve progressos na transição para as melhores práticas internacionais no âmbito da celebração dos contratos de seguro e resseguro em Angola.
Na carta cujo assunto é "Actividade Petrolífera de Seguro de Petróleo e Gás em Angola", o órgão associativo destaca que houve uma "redução significativa de custos", beneficiando tanto a Sonangol como os parceiros de "coberturas mais apropriadas às especificidades de cada bloco" e oportunidade de transferência de conhecimento entre participantes internacionais e angolanos. "

(Leia o artigo na integra na edição 475 do Expansão, de sexta-feira 01 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)