Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bromangol baixou 53% os preços das análises laboratoriais aos alimentos

Certificação de qualidade dos alimentos

Fim do monopólio das análises laboratoriais e situação macroeconómica que Angola atravessa e que provocou um recuo significativo nas importações contribuiu para a diminuição dos negócios da Bromangol.

A queda do volume de negócios provocado pela alteração legislativa que pôs fim ao monopólio das análises laboratoriais da Bromangol levou a empresa a rever em baixa os preços praticados. Em alguns casos, trata-se de uma descida para metade dos preços praticados até Novembro de 2017, e que motivava queixas por parte dos importadores.
Os preços na tabela da Bromangol, variam entre os 45 mil Kz e os 120 mil Kz, contra os 256 mil Kz praticados até a entrada em vigor do Decreto Presidencial nº 273/17, de 10 de Novembro que revogou o Decreto Executivo Presidencial nº 275/11, de 28 de Outubro que regulava a obrigatoriedade das análises aos produtos importados para o consumo humano.
As análises às frutas, hortaliças, legumes, refrigerantes e água potável são as mais económicas, chegando a custar 45 mil Kz cada amostra, enquanto as outras, dos vegetais e cereais, carnes e produtos cárneos chegam aos 120 mil Kz por amostra, quando há poucos meses chegavam a custar mais de 250 mil Kz.
A medida, segundo explicou a directora de processos auditoria e compliance da Bromangol, Carla Martins, surge na sequência da alteração de legislação que regulava o sector. O documento Presidencial, que acabou com o monopólio da Bromangol , criou um mercado livre e maior concorrência, dando mais opções aos empresários e importadores na hora de escolher o laboratório licenciado para realizar os testes de qualidade aos produtos importados destinados ao consumo humano.

(Leia o artigo na integra na edição 476 do Expansão, de sexta-feira 08 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)