Director Carlos Rosado de Carvalho

Reforço da segurança e ambiente de negócios

Reforço da segurança e ambiente de negócios

Nos países desenvolvidos, onde, quer os negócios grandes, como os negócios médios e pequenos, seguem a lei da melhor oferta e da procura, a atractividade do mercado ao investimento estrangeiro assenta essencialmente na estabilidade política e económica, que, entre outros aspectos, deve encerrar obrigatoriamente cinco componentes importantíssimos, nomeadamente:

- Segurança nacional; política fiscal favorável; infraestruturas; mão-de-obra de nível médio e superior qualificada e saudável; segurança pública. O risco de segurança é um desafio para todos os Estados e para todos os empresários a nível global, quando planificam a estratégia a seguir pelas suas empresas, para atingir os objectivos financeiros desejados, que passam pela expansão local ou internacional dos seus negócios. No risco de segurança, incluem-se os raptos, os ataques a camiões, a outros veículos motorizados e a embarcações marítimas ou fluviais.
Ainda que outros aspectos ligados ao ambiente de negócios possam ser considerados favoráveis, o Executivo não verá os seus programas de desenvolvimento implementados satisfatoriamente, a menos que:
- Envide esforços, no sentido de prevenir e controlar os grupos de pressão de minorias com grande capacidade financeira, que possam ser hostis às políticas económicas delineadas, quando elas não forem da conveniência das suas facções, que mantêm uma influência desproporcionada sobre a política do Governo;
- colmate as deficiências de protecção do Estado, encarregue "as instituições de segurança e ordem pública, para segurança dos cidadãos em geral e das empresas e dos empresários em particular, visto que os grupos criminosos organizados, atingem os seus fins, utilizando a fraude, o roubo e a extorsão, atacando os negócios e os seus proprietários, em especial os estrangeiros.


(Leia o artigo na integra na edição 477 do Expansão, de sexta-feira 15 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i