Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Alemanha é o terceiro país Europeu na agenda de visitas oficiais do Presidente João Lourenço

DESLOCAÇÃO AGENDADA PARA 22 E 23 DE AGOSTO

A mobilização dos empresários que integrarão a comitiva de João Lourenço, na visita oficial agendada para os dias 22 e 23 de Agosto, começou e será aprofundada na próxima semana.

Depois da França e da Bélgica, está prevista uma deslocação à Alemanha do Presidente João Lourenço no dia 21 de Agosto para uma visita oficial de dois dias, que inclui um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, no dia 22 de Agosto, e um fórum económico, no dia a seguir.

A data da visita ainda terá de ser confirmada oficialmente pela Embaixada de Angola em Berlim, mas a deslocação oficial de João Lourenço à Alemanha é aguardada com "muito interesse", como refere ao Expansão uma fonte empresarial, pela perspectiva de um novo ciclo político em Angola, que abre um novo período nas relações entre os dois países.

O novo ambiente de negócios que está a ser desenhado no País, e que inclui a simplificação na obtenção de vistos de entrada, um dos problemas apontados pelos investidores alemãos, são pontos de convergência assinalados e que servirão para melhorar as trocas comerciais, que, em 2013, se cifraram em mais de 615 milhões EUR, como referiu Andreas Wenzel, secretário geral da Iniciativa para África Austral da Economia Alemã (SAFRI), durante o V Fórum Económico, que decorreu em Luanda.

Grandes empresas presentes em Angola, como a Siemens, a Bosch e a Krones, farão parte da comitiva que acompanhará o Presidente e que integrará empresários angolanos, para além de vários ministros, como aconteceu nas visitas de Lourenço a França e à Bélgica.

(Leia o artigo na integra na edição 477 do Expansão, de sexta-feira 15 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)