Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Concessionária pede aos operadores projectos para aumentarem produção de petróleo no País

Sonangol preocupada com a redução dos níveis de produção

Sonangol pede mais projectos de prospecção e exploração. Especialistas dizem que a quebra de produção é já inevitável porque são necessárias pelo menos seis anos para a exploração de novos poços.

O conselho de administração da Sonangol apelou esta semana a representantes das operadoras petrolíferas estrangeiras em Angola para que aumentem a produção de crude no País, durante uma reunião que visava buscar soluções para a inversão da tendência de declínio da produção.
O encontro, que foi presidido pelo PCA da Sonagol, Carlos Saturnino, contou com a presença de todas as empresas petrolíferas a operarem no País e analisou a produção de petróleo no passado e no presente.
A produção de petróleo em Angola atingiu um total de 630,1 milhões de barris em 2016, mas reduziu em 2017 para 596,1 milhões de barris, número inferior ao valor dos últimos anos que foi sempre superior acima dos 600 milhões de barris e que equivale a uma produção diária de 1,633 barris/dia, segundo o Relatório de Energia 2017 do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.
Na reunião com a concessionária, as operadoras do sector foram incentivadas a apresentar projectos que possam inverter a quebra da tendência de redução da produção através do aumento da produção, informou a Sonangol em comunicado. No encontro com as petrolíferas que operam em Angola foram também analisados os principais factores que afectam a produção, com o objectivo de chamar a atenção das operadoras para, entre outros aspectos, as actividades de manutenção das infra-estruturas que têm criado "perdas substanciais".

(Leia o artigo na integra na edição 477 do Expansão, de sexta-feira 15 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)