Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Produção diária de barris de petróleo em Angola está em mínimos de 12 anos

Em Julho foi de 1,4 milhões/dia

A produção actual é bastante inferior às expectativas do Governo que, no Orçamento Geral do Estado para 2018, apontava para uma produção média diária de 1,7 milhões de barris.

A produção média diária de barris de petróleo em Angola, em Julho, foi de 1,4 milhões, tratando-se do nível mais baixo de produção desde Outubro de 2006, quando foram produzidos 1,34 milhões, de acordo com estimativas preliminares da Bloomberg.

A produção actual é bastante inferior às expectativas do Governo que, no Orçamento Geral do Estado para 2018, apontava para uma produção média diária de 1,7 milhões de barris este ano.

Analistas dizem que esta é a factura de anos sem investimento em pesquisa e receiam uma quebra acentuada na produção até 2020, uma vez que a natural descida de produção dos campos petrolíferos não está a ser compensada com novas explorações. A excepção é o projecto Kaombo Norte da Total, cuja capacidade máxima instalada é de 115 mil barris diários, números que só deverão ser atingidos nos próximos seis meses a um ano.


(Leia o artigo integral na edição 485 do Expansão, de sexta-feira 10 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)