Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Carapau apreendido em Benguela começou a ser distribuído pelo País

48 dias depois do confisco

O ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, deslocou-se à província Benguela, ao armazém na Baía Farta onde estava "guardado" o carapau, para assistir ao início da operação de distribuição das 1.200 toneladas confiscadas no navio ucraniano Olutorsky. Na ocasião explicou que "tratámos de todo processo relativamente à distribuição das mil e duzentas toneladas com as autoridades locais, mas o que foi decidido é atribuir alguma prioridade às províncias do interior.

Não faz sentido entregar às províncias do litoral, onde existe um sector de pesca que funciona com regularidade". O navio "Olutorsky", licenciado pelas autoridades angolanas para a actividade de pesca por arrasto pelágico, viu a sua carga apreendida no dia 2 de Junho no Porto do Lobito quando fazia a baldeação do pescado para um outro barco, que tinha como destino Luanda. A base de suporte desta acção foram duas infracções - a primeira relacionada com a captura do carapau no período de veda, que vai de 01 de Junho a 31 de Agosto, e a segunda por falsificação de dados, pois os documentos faziam referência à captura de peixe "cavala".

(Leia o artigo integral na edição 588 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo