Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Dois hospitais no Huambo custam 177 milhões de euros aos cofres públicos

Para construção e apetrechamento

O Governo vai gastar 177 milhões de euros para a construção e apetrechamento de dois hospitais na província do Huambo, sendo que o Presidente da República autoriza a despesa e formaliza a abertura do procedimento de contratação simplificada para adjudicação da referida obra.

Do valor global do contrato de empreitada, 126 milhões de euros (71%) serão destinados à construção e fiscalização do hospital pediátrico, e o restante, 51,2 milhões de euros (29%), para a construção e fiscalização do hospital geral do município do Bailundo.

A informação consta no Despacho Presidencial n.º 39/21, de 13 de Abril. Assim, João Lourenço, considerando que as condições inadequadas de funcionamento, acomodação e assistência médica aos doentes, a nível das unidades sanitárias, compeliu (estimulou) a necessidade urgente para a construção das referidas infra-estruturas.

Desta feita, o Executivo pretende adoptar um procedimento célere e desconcentrado para a tomada de decisões contratuais, tendo em conta as prioridades do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

O documento acrescenta que para efectivação deste processo, o titular do poder executivo, delega competências a ministra da Saúde, a aprovar os procedimentos de todos os actos praticados, a fim de garantir a celebração das assinaturas dos referidos contratos.

Os recursos financeiros para a execução das obras serão garantidos pelo ministério das Finanças, avança o despacho. A construção destas duas infra-estruturas pretende garantir melhoria no sistema de saúde da região sul do País, a fim de evitar que as populações se desloquem em outras regiões a procura de serviços médicos.

(Leia o artigo integral na edição 620 do Expansão, de sexta-feira, dia 16 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo