Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Duas barragens novas no Cuvelai vão custar 182 mil milhões kwanzas

Seca na província do Cunene

Já começaram as obras de duas barragens no município do Cuvelai que vão custar cerca de 182 mil milhões Kz. Deverão estar prontas no final de 2023

As obras de construção de duas barragens no município de Cuvelai, província do Cunene, com um custo de mais de 182 mil milhões Kz já começaram e têm um prazo de execução de dois anos. Tratam-se das barragens de Culucuve e do Ndué, com o objectivo mitigar os efeitos da seca naquela região.

A Barragem de Calucuve, na bacia do Cuvelai, terá uma rede de canais, com uma extensão de 111 quilómetros e mais 44 chimpacas, e vai custar cerca de 96,4 mil milhões Kz.

Já a do Ndué, que vai custar aos cofres do estado mais de 85 mil milhões Kz, terá uma rede de canais adutores de 75 quilómetros e mais 15 chimpacas.

A barragem de Calucuve terá capacidade de acumular 100 milhões de metros cúbicos de água, tal como a do Cafu, enquanto a do Ndué terá uma capacidade de 145 milhões.

Prevê-se que depois de concluídas, cerca de 260 mil cabeças de gado estarão igualmente livres da seca, para além de permitirem a irrigação, durante todo o ano, de 11 mil 600 hectares de terrenos agrícolas.

(Leia o artigo integral na edição 653 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)