Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais 50 milhões USD para combater a Covid-19

Financiamento do Banco Europeu de Investimento

O Despacho Presidencial nº12/22 de 19 de Janeiro anuncia o acordo de financiamento de 50 milhões USD que será assinado pelo Ministério das Finanças e pelo Banco Europeu de Investimento. Até Março do ano passado, o País já tinha investido 316 milhões USD (195.265 milhões Kz) no combate à pandemia.

Sem especificar em que acções concretas serão aplicados os fundos, o acordo é justificado pela necessidade de continuar a apoiar "no quadro da resposta nacional à Covid-19" o Projecto de Apoio à Gestão das Compras e Abastecimentos de Produtos de Saúde.

Entre o início da pandemia, em Abril de 2020, e Março de 2021, segundo o relatório de execução trimestral da CGE do primeiro trimestre do ano passado, as medidas implementadas pelo governo no combate à Covid-19 representavam um investimento total de mais de 316 milhões USD (195.265 milhões Kz).

No total, até Março de 2021, tinham sido previstas despesas de 400 milhões USD e executados os referidos 316 milhões USD.

Ao analisar a estrutura de custos até Março do ano passado, verifica-se que cerca de dois terços (67%) foram executados em apenas duas rubricas: "Material de consumo corrente especializado", com mais de 72 mil milhões Kz e "Aquisição de máquinas, equipamentos e ferramentas" (mais de 57 mil milhões Kz).