Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Número de beneficiários da SEIVA aumentou 34,8% para 217

Agricultura familiar 2019-2020 no Dombe Grande

O programa Dombe 4.0 iniciou com 161 famílias e actualmente o número de beneficiários ronda os 217, um aumento de 34,8%. Virado para o acompanhamento das famílias camponesas, o projecto tem o foco na assistência técnica aos camponeses e na garantia de comercialização da produção

Entre 2019 e 2020, a SEIVA, Associação para o Agro-negócio e Empreendedorismo, assistiu 217 famílias no desenvolvimento da agricultura familiar, na província de Benguela, mais concretamente no Dombe Grande onde está a desenvolver um projecto de assistência técnica aos pequenos produtores.

Denominado Dombe 4.0, o projecto é financiado pelo Banco Atlântico no âmbito da sua responsabilidade social e começou a ser implementado, em 2019, com 161 famílias.

O objectivo da SEIVA, que está a acompanhar o desenvolvimento do Dombe 4.0, é criar um modelo de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no meio rural, criando pequenos projectos que apostem na formação das famílias camponesas.

Apoiado em quatro pilares, nomeadamente: produção agrícola, análise de solos, estudos e desenvolvimento, consultoria para o sector agro-alimentar e fornecimento de insumos, o Dombe 4.0 recebeu um financiamento de 160,8 milhões Kz no ano passado.

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)