Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Presidente João Lourenço convidado a regressar à Turquia pelo Presidente Erdogan ainda este ano

Visita de Estado do Presidente da Turquia

Em menos de três meses, os dois Presidentes visitaram-se mutuamente, e agora surge mais um convite por parte do presidente turco para o Presidente João Lourenço se deslocar a Istambul para mais uma edição do fórum de negócios Turquia-África

Em menos de três meses, os dois presidentes visitaram-se mutuamente e reafirmaram, agora em Luanda e mais uma vez, a vontade de "benefícios mútuos" de investimento, em especial na área da Energia e Transportes.

Em Luanda, o Presidente turco, voltou a convidar o Presidente João Lourenço, e seu "amigo", a estar presente em Istambul, num Fórum de cooperação económica Turquia-África, que vai acontecer em Dezembro deste ano.

Angola e Turquia assinam sete acordos de cooperação em diferentes domínios, do comércio à educação, durante a visita do Presidente Recep Erdogan. E, entre eles, contam-se um acordo de assistência mútua em matéria aduaneira, um acordo de cooperação no domínio da agricultura e outro na área da educação, um memorando de entendimento no domínio da indústria, uma declaração conjunta para o estabelecimento da comissão económica e comercial conjunta, um memorando de entendimento no domínio do turismo e um protocolo de cooperação entre a Rádio Nacional de Angola e a corporação de rádio e televisão da Turquia.

Entretanto, Angola e Turquia querem alargar trocas comerciais para um mil milhões de dólares

A informação foi partilhada pelo presidente do conselho de administração da Câmara de Comércio e Indústria Angola e Turquia (CCIAT), Fernando Filó, enaltecendo a "nova era da parceria estratégica", entre ambos países, no âmbito da visita do Presidente turco a Angola.

Em declarações à Lusa, Fernando Filó deu conta que a presença do estadista turco a Angola representa que ambos os países "mantêm uma das parcerias mais estratégicas, que se deve consubstanciar no reforço da cooperação bilateral".

"E estamos muitos felizes com esta visita. Temos hoje um volume de negócios de 250 milhões de dólares, mas a nossa pretensão é aumentar nos próximos anos para mais de mil milhões de dólares", sublinhou o presidente da CCIAT.

Segundo o líder empresarial, Angola exporta para a Turquia derivados de petróleo "e, neste momento, frisou, decorrem esforços para exportarmos para aquele país outras potencialidades como mármore e produtos agrícolas".

Apesar de Angola "não possuir ainda investimentos de grande dimensão" na Turquia, explicou, o país africano importa daquele país sobretudo produtos têxteis, nomeadamente roupas, tapetes e produtos do sector mobiliário.