Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola LNG com carregamento de gás natural liquefeito para exportar até Outubro

Prazo para propostas terminou a 10 de Setembro

O projecto Angola LNG, liderado pela americana Chevron, apresentou uma licitação para vender um único carregamento de Gás Natural Liquefeito. Citando fontes do sector, a Reuters informa que o projecto Angola LNG está a oferecer um carregamento para entrega de Setembro a Outubro. O Navio para carregar a carga é o Sonangol Etosha, um petroleiro construído em 2011, capaz de transportar 160.900 metros cúbicos de LNG. A licitação tem uma cláusula de destino, com Singapura e Tailândia a serem os pontos de entrega mais distantes.

O prazo para os interessados apresentarem as suas propostas expirou esta quinta-feira, dia 10 de Setembro.

O Angola LNG é uma joint venture entre Chevron (36,4%), Sonangol (22,8%), BP (13,6%), Eni (13,6%) e Total (13,6%) e tem capacidade para produzir 5,2 milhões de toneladas por ano, nas suas instalações no Soyo.

De acordo com o Ministério dos Petróleos, o projecto Angola LNG foi concebido para receber gás associado aos blocos e campos petrolíferos. No entanto, o gás associado proveniente da produção petrolífera só seria suficiente para alimentar a central durante os anos iniciais. Posteriormente, a unidade passaria a ser alimentada com os campos de gás não associado.

(Leia o artigo integral na edição 591 do Expansão, de sexta-feira, dia 11 de Setembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo