Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

SMCA aposta na produção de cobre em Maquela do Zombo

Relançamento da produção mineira no Uíge

A Sociedade Mineira de Cobre de Angola (SMCA) vai explorar cobre na antiga mina de Mavoio, que inclui as de Tetelo e Bembe, no município do Maquela do Zombo, na província do Uíge, dentro de dois anos.

Os estudos preliminares começaram a ser desenvolvidos em 2009 e, até ao momento, já foram desembolsados 59 milhões USD, em prospecção, que resultou em 115 perfurações de sondagem de 570 metros de profundidade avançou o Presidente do Conselho de Administração da SMCA, Rui Lopes.

O dirigente explicou que as operações encontram-se na segunda fase de avaliação, e resultaram em 12.710 amostras analisadas, do ponto de vista geofísico e geoquímico, além de estudos afins sobre impacto ambiental e outras actividades geológicas.

Neste momento, a SMCA vai avançar com os estudos de viabilidade, seguindo-se a solicitação da licença de exploração. Só em 2023 é que a sociedade dará início à produção de cobre, durante 15 anos e, numa primeira fase, com produção inicial até oito mil toneladas de "Cobre Contido" nos dois primeiros anos, garantiu o gestor do projecto. "Quando atingirmos o pico da produção nesta mina subterrânea, a perspectiva será extrair 26 mil toneladas/ano. A actividade de prospecção está a consumir este tempo todo, por se tratar de um jazigo complexo que requer estudos profundos e que cumpram com os padrões internacionais", disse Rui Lopes. O responsável explicou que a longo prazo, o projecto prevê explorar mais de 400 mil toneladas desse minério em 15 anos, estando os trabalhos para a sua reactivação a decorrer a bom ritmo, sob execução de 110 trabalhadores.

(Leia o artigo integral na edição 612 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Fevereiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)