Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Acção: Quão importante é para si?

Gestão de pessoas

Todos temos consciência que sem acção não conseguimos concretizar os nossos objectivos, sonhos ou aspirações. Mas porque razão, então, há ainda tanta resistência para agir? Para fazer acontecer?

Qual a acção para a mudança que quer ter na sua vida?

Não basta desejar, por exemplo, ter uma melhor forma física, é necessário agir! Não basta sonhar que quer realizar um projecto, é necessário actuar! Não basta dizer que vai ter mais tempo para a família ou para si, é necessário encontrar as estratégias para que isso se torne real!

De forma geral, se calhar o pensamento divaga e faz as seguintes considerações: talvez não seja o momento adequado, talvez não tenha a energia necessária, talvez não saiba o que é importante neste momento, talvez tenha outras prioridades que considere válidas e que me impedem de agir.

Repare que, talvez, qualquer uma dessas razões (ou desculpas) não tem qualquer fundamento.

Mais. Se o objectivo da sua acção não estiver claro, como vai poder agir?

Acção, significa, de acordo com o dicionário https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ac%C3%A7%C3%A3: resultado ou exercício da capacidade de agir; acto; aquilo que acontece; acontecimento; ocorrência; efeito ou consequência de um fenómeno; medida ou conjunto de medidas tomadas para conseguir certo objectivo; modo de proceder; comportamento; obra; feito; capacidade ou disposição para agir; iniciativa; dinamismo; energia; vigor; actividade prática, concreta (por oposição a uma atitude especulativa ou teórica); movimento; funcionamento; desempenho; influência exercida sobre algo ou alguém; variação de estado.

Pressupõe a mudança, uma ocorrência, uma influência, um comportamento.

A autora e investigadora Brené Brown diz-nos "que uma pessoa plena: 1. Cultiva a autenticidade: liberta-se do que os outros pensam" Será que a resposta à sua vontade de fazer acontecer está interligada àquilo que os outros acham de si? E por que razão isso é importante para si? Faça essa reflexão, já fez de forma consciente e sincera? Se calhar a resposta que vai ter é tão simples... que, afinal, não é assim tão importante ou relevante. Considerando que aquilo que os outros pensam sobre as suas acções não é importante, pondere, verifique quais as suas resistências? Não basta haver uma intenção de acção, não basta querer, é necessário actuar. "Keep it simple".

*Especialista em Recursos Humanos

(Leia o artigo integral na edição 613 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Fevereiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)